Por que o investidor desiste de colocar dinheiro em sua empresa?
Coisas que você precisa saber durante uma negociação com investidores.
Quando os empreendedores estão na fase de procurar investidores para os seus respectivos negócios, esquecem de entender como funciona a jornada de investimento.
Conheço casos - e não são poucos - que investidores estavam dispostos a colocar dinheiro em determinas empresas, mas não levaram a diante. Vou te explicar o porquê.
Existem várias etapas que os investidores realizam antes de investir em uma empresa. Aqui estão algumas das principais:
Tese de investimento: o investidor define o perfil de empresa que irá investir, ou seja, quais são os critérios que ele está procurando em uma empresa. Isso envolve o mercado que o negócio atua, o estágio de desenvolvimento da empresa, o tamanho do investimento, os retornos esperados, o time e assim por diante.
Filtro inicial: quando o investidor faz um filtro inicial das empresas que pretende investir, é possível considerar ou não seguir com as análises de investimento. Isso pode incluir revisar a documentação da empresa, como seu modelo de negócios, plano de negócios, demonstrações financeiras e outras informações relevantes.
Reuniões: depois do primeiro filtro, o investido pode realizar uma sequência de reuniões com os fundadores da empresa para discutir o modelo de negócios, a visão e a estratégia de crescimento da empresa. Isso também influencia se vai seguir com o investimento ou não.
4. Due diligence - o pente fino mais temido das empresas: essa parte é a mais crítica e importante no processo de investimento em startups, porque realmente ajuda os investidores a avaliarem a viabilidade, o potencial de crescimento e os riscos associados à empresa. Durante o processo de due diligence de uma startup, os investidores geralmente analisam uma série de fatores como equipe, produto/serviço, modelo de negócio, propriedade intelectual, jurídico, contabilidade, riscos e tudo. É o pente fino. Geralmente é nessa parte que ocorre a decisão de seguir ou não.
Muitas empresas não conseguem provar com dados o que costuma falar no pitch de vendas. Então, não adianta mentir senão você não vai passar dessa fase.
Termos do investimento: depois de completar a due diligence, caso o investidor siga querendo investir em você, é o momento de negociar os termos do investimento, incluindo a quantia de investimento, a porcentagem de participação acionária, os direitos de voto e outros termos relevantes.
Finalizar o acordo de investimento: depois de chegar a um acordo sobre os termos do investimento, o investidor e a empresa podem finalizar o acordo de investimento, que inclui a documentação legal necessária, como o contrato de investimento e outras documentações pertinentes.
Monitorar o investimento: após o investimento ser realizado, existem investidores que monitoram pessoalmente e regularmente a empresa e seu desempenho financeiro para avaliar o progresso em relação às metas estabelecidas e quaisquer mudanças nos riscos associados ao investimento. Outros fazem reuniões regulares de status, alguns se tornam membros do conselho da empresa e tudo depende da negociação.
Essas são algumas das principais etapas que um investidor geralmente segue para decidir se vai investir em uma empresa. É importante lembrar que cada investidor pode ter sua própria abordagem e estratégia de investimento.