Meta e Inventivos lançam formação para criadores de conteúdo negros com foco em novos negócios e realidade aumentada
Cinquenta criadores de conteúdo negros terão acesso a programa de formação com duração de seis semanas e produto final terá lançamento dos efeitos de realidade aumentada no Facebook e Instagram.
Criador de conteúdo é a profissão de um futuro que já começou. A baixa barreira de entrada nesse mercado, no entanto, não significa fonte de renda imediata em todos os casos. Sem as publis, que são pouco comuns nos primeiros meses de trabalho, como criadores de conteúdo geram renda por meio do digital? É pensando em responder a essa pergunta e entregar as ferramentas necessárias que a Meta, empresa proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp, junto com a Inventivos, plataforma de formação de novos empreendedores, lançam a primeira formação com foco em novos negócios e realidade aumentada para criadores de conteúdo negros e periféricos. A formação será realizada em encontros on-line, ao vivo e gravados. As inscrições podem ser realizadas no site do programa até o dia 11/12.
Cinquenta criadores serão selecionados para participar da formação que tem dois pilares principais. O primeiro é o de formação empreendedora, em que serão compartilhadas ferramentas e o passo a passo para criação de negócios e geração de renda a partir da atuação no mercado da economia criativa.
O segundo pilar da formação é com foco em produto, no qual os produtores de conteúdo aprenderão como criar filtros de realidade aumentada. Ao final da formação, os filtros criados serão lançados nas plataformas da Meta.
Essa iniciativa se soma a outros projetos da Meta com o objetivo de fomentar a formação e participação de grupos sub-representados no mercado de tecnologia. A Inventivos, plataforma com trabalho direcionado para a formação de novos empreendedores e diversidade e inclusão, criada por Monique Evelle e Lucas Santana, será a responsável pelo direcionamento do programa e orientação dos participantes.
Para o CEO da Inventivos, Lucas Santana, possibilitar a formação empreendedora para criadores de conteúdos negros e periféricos é um caminho importante para gerar oportunidade nesse mercado e tornar o trabalho sutentável. "Pesquisas apontam que, apenas em 2022, o mercado de criadores de conteúdo alcançará a marca de US$ 15 bilhões, ou R$ 79 bilhões. Esse número significa oportunidade de mercado, mas não apenas pelo caminho da publicidade: produtos e projetos também fazem parte desse recorte. Por isso, é importante oferecer ferramentas para que criadores de conteúdo possam construir seus negócios, além de orientá-los sobre como podem se relacionar com marcas, para que a geração de renda seja possível e intencional desde o primeiro dia dos seus projetos de conteúdo, principalmente quando se trata de pessoas negras e moradoras da periferia, que têm, socialmente, o acesso a oportunidades reduzido", afirma.
"Esse programa fortalece nosso compromisso de longo prazo com grupos sub-representados e reforça o quanto representatividade também é sobre futuro e inovação. Além desta iniciativa servir como legado da campanha que lançamos este mês para conectar artistas e o público a novas tecnologias imersivas, ela se soma a uma série de outras na companhia como o RAP (Realidade Aumentada na Pele) para capacitar criadores negros em efeitos de realidade aumentada, o Rise, que capacita profissionais em ferramentas de marketing digital, além de outras iniciativas que buscam sempre ampliar o conhecimento e gerar oportunidades a todos", conta Raphaella Martins, Gerente do Creative X da Meta
O programa, que tem como mote "Sua voz em qualquer realidade" e acontecerá no período de 09/01/2023 a 07/02/2023, das 19:30 às 21:30, trará na programação aulas específicas de inteligência emocional, monetização, criação de projetos com grandes marcas, criação de marca pessoal, introdução ao Spark AR, Hand e Face Tracker, Target e Plane Tracker e otimização e publicação de filtros. Os participantes ainda ganham acesso de 12 meses à plataforma Inventivos, que inclui cursos como o Empreender do Zero e contato de centenas de empreendedores.
Podem se inscrever no programa criadores de conteúdo autodeclarados negros e periféricos que tratam sobre temas da insdústria criativa, como moda, design, música, arquitetura e muito mais.
Serviço
O quê: Sua voz em qualquer realidade — Formação em empreendedorismo e criação de filtros de realidade aumentada para criadores de conteúdo negros e periféricos
Quando: inscrições até 11/12/2022
Onde: https://inventivos.co/meta-creator/
Quanto: inscrição gratuita